TRANSE DO ORISA

 

 
   A energia do orixá, ela não tem consciência, é como uma pedra bruta e é lapidada em você. Essa energia é milenar e feita de fogo no caso de Xangô, de água no caso de Oxum e assim por diante, nosso cérebro e o nosso corpo não comporta o tamanho dessa força, então a energia fica circulado em nós, além disso existe um Orixá, chamado Ory que é sua consciência, e ele não nos abandona nunca, o Yawò precisa compreender isso e entender que o grau do seu transe vai ficando maior conforme sua aliança com Orixá for aumentando. Qualquer que seja a energia ela precisa ser aceita e convidada, por exemplo um Orixá pra vim, precisamos estar concentrados, focados, deixar a mente se levar, já no caso de um espirito ruim, ele se alimenta dos seus sentimentos de raiva, rancor, ódio ou seja seu corpo esta aberto. Eu hoje pelos anos que recebo Odé, já completo 12 anos de transe no Orixá, ele vem a hora que quiser, é como se casa estivesse o tempo aberta para recebê-lo.
 
   Uma das dúvidas mais frequentes é quanto ao ilá, que é o som que o orixá emite. O orixá reproduz um som da natureza, até mesmo a ciência prova que os humanos aprenderam a se comunicar reproduzindo som dos bichos. Ogum imita o cão da mata, Odé os pássaros, Yemanjá as gaivotas, Oxaguiã um pombo. O yawò precisa deixar a ansiedade de lado para poder transmitir a vontade do orixá, o que acontece algumas vezes é que por ser "cru" na religião o Babá ou Yá canta no ouvido do Orixá e pede para ele reproduzir. Na minha casa o Orixá só dá o ilá no oro da obrigação de um ano, acreditamos que em um ano o yawò já se habituou com a energia do seu orixá e saberá deixar que seu Orixá cante o ilá através dele.
 
    Espero com essa matéria ajudar todos abiãs e yawòs e até mesmo egbomis que lutam contra esse dilema, e lembre-se que o Orixá está presente em tudo em sua vida, não só no transe, procure orientação de seu zelador eu mesmo conheço pessoas que demoraram muito para conseguir alcançar o transe e nem por isso desistiram da religião.